www.portopride.org
Sábado, 12 de Julho de 2008
Desde 2001 a Festa no Porto para todos os Gays, Lésbicas, Bissexuais, Trans e Heterossexuais Descomplexados
A animação esteve a cargo dos Dj's residentes do Boys'R'Us e pelo DJ convidado Nuno Cacho. Houve também espectáculos de transformismo com vários performers da noite invicta: Nani Petrova, Roberta Kinsky, Ricado Madonna, Lady Slim, Diana Prince e Elsa Martinelli.
Este ano duas novidades em relação ao espaço: o Teatro Sá da Bandeira está a ser renovado e a sala foi toda pintada, outra novidade foi o andar superior aberto com um bar adicional e o espaço associações.
Sabia que... o Porto Pride foi o evento LGBT que reuniu mais representações oficiais de associações e grupos desde sempre em Portugal (12 no total contando com o PortugalGay.PT)?
Accessibilidade: O piso principal do teatro, incluindo pista de dança, bares e instalações sanitárias é acessível sem problemas a pessoas com mobilidade reduzida. O acesso ao piso superior (bar adicional e espaço associações) está limitado por uma escadaria.
Perdidos & Achados: Foram entregues à organização um telemóvel e um relógio, serão entregues a quem demonstrar ser o legítimo dono. Mais informações por email para o PortugalGay.PT ou no Boys'R'Us Club.
Sábado, 12 de Julho de 2008 22h00-8h00
Teatro Sá da Bandeira
Rua de Sá da Bandeira, 108
No centro da cidade, a 10 minutos a pé da câmara municipal, das estações de metro e comboio e das paragens centrais de autocarros nocturnos.
Entrada: 10 EUR c/ oferta da primeira bebida
Não há pré-venda de ingressos.
Ver Mapa da zona (Flash) (versão GIF) Percurso: Praça da República - Viaduto Gonçalo Cristóvão - Rua Gonçalo Cristóvão - Rua St. Catarina - Rua Passos Manuel - Av. Aliados - Pç. General Humberto Delgado (Frente à CMP)
Em 2001 realizou-se o primeiro Porto Pride: pela primeira vez no Porto uma festa assumidamente para homossexuais, lésbicas, trans, bissexuais e heterossexuais. Num barco atracado no Douro com 3 áreas de música distinta e espectáculos de meia em meia hora, mais de 1000 pessoas viveram um momento único de diversão sem olhar a preconceitos ou orientações sexuais.
Comunidade GLBT no Porto
O Porto Pride é realizado com o apoio de estabelecimentos GLBT do Porto que encerram as portas e deslocam o seu staff para o local. Por outro lado diversas associações GLBT apoiaram a divulgação do evento. O Porto Pride é também um local de promoção das actividades de diversas entidades e uma parte significativa das receitas reverte a favor de instituições de solidariedade social com actividade na Cidade Invicta. No mesmo dia do Porto Pride realiza-se à tarde a Marcha do Orgulho na cidade.
Apoios & Divulgação
O sucesso do Porto Pride 2001 foi continuado nos anos seguintes juntando mais de 2000 pessoas no espaço do Sá da Bandeira. Tal sucesso só foi possível graças a uma ampla divulgação junto dos média, o apoio da Unicer, Casa de Eros, Saga Travel, NorPonto Artes Gráficas, Durex, Cutty Sark e ainda o patrocínio da Comissão Nacional de Luta Contra a Sida. Em 2003 contamos com o apoio também da Rádio Nova Era. Em 2004 juntaram-se a esta lista a Red Bull e o Restaurante Cozza Rio. Em 2005 colaboraram também na divulgação os cinemas AMC Arrábida 20 e a Projecção, em 2006 a DancePlanet.com, a Discoteca àbox (Espinho), sauna Thermas 205 (Porto) e café Lusitano (Porto).
Sobre a Organização
O PortugalGay.PT é o maior site/portal GLBT em Portugal com 5000 visitantes por dia e mais de 20000 páginas. Em Julho 1996 abriu a secção de recursos GLBT sobre Portugal no Yahoo. Os conteúdos (alguns também em formatos para WAP e UMTS) incluem o directório de locais GLBT, notícias do dia, mensagens, saúde, apoio, política & direitos, etc. Em 2000 editamos o 1º Guia GLBT do Porto em papel (distribuição gratuita, já em 3ª edição revista e actualizada).