PortugalPride.org In EnglishIn EnglishEn EspañolEn Español
 Índice :: Imprensa :: TSF Online

Porto

Descrimatória e Preconceituosa

Por MANUELA TEIXEIRA
quinta-feira, 28 de Junho de 2001

"Discrimatória e Preconceituosa". É assim que os promotores desta festa gay classificam a atitude da SONAE Imobiliária que não autorizou a utilização do espaço Clérigos Shopping para palco da 1ª Porto Pride no próximo dia 7 de Julho. Miguel Rodrigues Pereira, dirigente da Abraço, uma associação que também apoia esta iniciativa diz que a posição da SONAE não deixa dúvidas.

"Isto é manifestamente uma posição preconceituosa. Aqui não há interpretações dúbias. Aliás eles tiveram a infelicidade de por no papel, em bom Português, aquilo que pensavam. E aquilo que eles pensam é <<Não deixamos fazer para não colidir com as outras pessoas>>.

Em comunicado a direcção da SONAE Imobiliária afirma que é política de empresa manter-se equidistante perante ações ou movimentos que de alguma forma possam gerar antagonismos na sociedade portuguesa. Em carta à associação Abraço, a SONAE compara mesmo a festa gay com manifestações sobre o Aborto ou os Touros de Morte.

Os promotores do Porto Pride denunciam ainda a tentativa de proibir a conferência de empresa.

Por tudo isto já escreveram uma carta ao patrão da SONAE.

"Essa carta foi entregue em mão, como disse, em mão. Até hoje não mereceu qualquer resposta. Mas tivemos o cuidado de dar o benefício da dúvida ao Sr. Eng. Belmiro de Azevedo, pessoa que considero muito, no sentido dele poder pessoalmente revogar uma decisão política que eventualmente foi tida por pessoas que estavam limitadas nos seus conceitos estéticos ou comerciais se quisermos.

Sem resposta está também o pedido de apoio à Capital Europeia da Cultura assim como o pedido de intervenção da Câmara Municipal do Porto para esta situação no Clérigos Shopping, um espaço da autarquia cedido à exploração do grupo económico.

Assim sendo a festa gay do dia 7 já foi tranferida para um barco na marginal do Douro. A receite reverte para a compra de equipamentos no Hospital Joaquim Hurbano, uma das unidades do grande Porto que trata doentes infectados pelo virus da SIDA.


Pode também ver a notícia da TSF Online.
Site realizado por PortugalGay.PT. email: info@portugalpride.org.
©2001-2024 PortugalGay.PT.

Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal