PortugalPride.org In EnglishIn EnglishEn EspañolEn Español
 Índice :: Imprensa :: PortugalGay Apela ao Boicote a Produtos e Empresas Sonae

Sociedade

PortugalGay Apela ao Boicote a Produtos e Empresas Sonae

Por LEONETE BOTELHO
Quarta-feira, 27 de Junho de 2001

Recusa na cedência de espaço no Clérigos Shopping, Porto, vista como acto discriminatório

A realização do 1º Gay Pride do Porto, prevista para 7 de Julho, já está a causar polémica. A organização da Semana do Orgulho GLBT (gay, lésbico, bissexual e transgender) 2001 do Porto pretendia que a grande festa de arranque se realizasse na praça central do Clérigos Shopping, um centro comercial cujas lojas estão, na sua maioria, encerradas. Mas a administração do espaço, propriedade do grupo Sonae, recusou-se a cedê-lo para tal fim. "Discriminação", acusa a PortugalGay, que hoje apela ao boicote aos produtos e empresas da Sonae.

Como contou ao PÚBLICO João Paulo, da associação PortugalGay, o pedido foi feito ao coordenador de operações do Clérigos Shopping, sem resposta. A associação pediu a intervenção da Abraço, que reincidiu no pedido, tendo mesmo realizado uma reunião com o administrador do espaço, que ficou de estudar o assunto. Dias mais tarde, a Abraço recebeu uma resposta negativa, justificada pela necessidade de "não colidir com a opinião de todos quantos nos visitam".

Segundo fonte do Clérigos Shopping, este espaço nunca é cedido a qualquer acção "que possa ferir as susceptibilidades dos clientes", exemplificando com recusa idêntica feita a movimentos pró e anti-aborto, ou a acções contra os touros de morte. "Não é discriminação, é apenas não alimentar polémicas", afirmou a mesma fonte, sublinhando que o movimento "gay" suscita "muitas opiniões divergentes".

"Trata-se de um gravíssimo precedente má vontade colectiva de normalização de relações entre a sociedade em geral e as várias minorias", considera a PortugalGay, que apela ao "boicote imediato" ao universo Sonae por todos os que "não tolerem o estigma e a discriminação desta decisão, oriunda do maior grupo português, cuja responsabilidade de intervenção e consciências sociais são, aparentemente, pura e simplesmente inexistentes".

A Semana do Orgulho GLBT do Porto decorre entre 7 e 15 de Julho, enquanto a de Lisboa já está em curso.


Jornal Público


NOTA: Nesta notícia onde se lê "Associação PortugalGay" deveria ler-se "Site PortugalGay.PT"
Site realizado por PortugalGay.PT. email: info@portugalpride.org.
©2001-2024 PortugalGay.PT.

Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal