Índice :: Imprensa :: Conferência de Imprensa - Convite

Para uma versão pronta para impressão clique aqui!

Apartado 4705
4012-001 Porto
email: info@portugalgay.pt
fax: 225088562
N/Ref: A217/01 de 25/Jun/2001

Exmo. Senhor

Chefe de Redacção

Assunto: Conferência de Imprensa-Convite

Vimos pelo presente solicitar a comparência do órgão de comunicação social de V. Exa. numa conferência de imprensa a realizar na próxima 4ª feira, dia 27 do corrente às 18 horas, no Café na Praça, sito no Clérigos Shopping, no Porto, durante a qual será exposta e denunciada a inqualificável posição da empresa PREDIGUARDA, S.A., detida a 100% pelo GRUPO SONAE, relativamente ao pedido de utilização do espaço do Clérigos Shopping para a realização do 1º GAY PRIDE do PORTO.

Chamamos a atenção de V. Exa. para o facto de aquele evento ser patrocinado pela COMISSÃO NACIONAL DE LUTA CONTRA A SIDA e de nos propormos contribuir com parte da receita obtida para ONGs que exerçam actividade naquela área.

A atitude do GRUPO SONAE constitui, sob uma capa diáfana de «NÃO COLIDIR COM A OPINIAO DE TODOS QUANTO NOS VISITAM.» (sic), um gravíssimo precedente na vontade colectiva de normalização de relações entre a sociedade em geral e as várias minorias, tanto mais incompreensível quando exercida numa altura em que as NAÇÕES UNIDAS, pela primeira vez, decidiram conjugar esforços para encarar de frente o problema da SIDA, reunindo para o efeito em Nova Iorque vários Chefes de Estado e de Governo, entre os quais o PRESIDENTE JORGE SAMPAIO.

Iremos, pois, apelar ao BOICOTE IMEDIATO das empresas e produtos do universo SONAE por todos aqueles que, gays ou não, não tolerem o estigma e a discriminação subjacentes a esta decisão, oriunda precisamente do maior grupo económico português, cuja responsabilidade de intervenção e consciência sociais são, aparentemente, pura e simplesmente, inexistentes.

Com os melhores cumprimentos,

Pela Organização

João Paulo; José Ramos; Francisco Carvalho; Joaquim Gomes; Miguel Rodrigues Pereira

P.S. - Para qualquer informação suplementar queira ligar o nº 919030229