PortugalPride.org In EnglishIn EnglishEn EspañolEn Español
 Índice :: Imprensa :: Semana mundial do Orgulho Gay

Jornal de Notícias 24 Junho 2001

Semana mundial do Orgulho Gay

A Semana do Orgulho Lésbico, Gay, Bi e Transgender começou ontem em Portugal e em vários países do Mundo, numa iniciativa que vai ganhando adeptos pelo Planeta, em defesa de direitos iguais para os homossexuais.

Exposições, debates, teatro, cinema e a divulgação de um manifesto, na quinta-feira, Dia Internacional de Libertação Gay e Lésbica preenchem o programa lisboeta, que encerra dia 30, com a Marcha do Orgulho, entre o Príncipe Real e a Praça do Município, onde à noite se realiza o Arraial Pride.

A novidade deste ano é a acção ser retomada no Porto, mas só a partir de 7 de Julho, com o mesmo tipo de iniciativas e um arraial no dia 14, na praça do Clérigos Shopping.

Estas "gay pride" seguem os exemplos já famosos de outras pelo Mundo, que há três décadas vêm lutando pelos direitos dos homossexuais, tendo já conseguido algumas vitórias legislativas. Não obstante, um relatório da Amnistia Internacional revelou esta semana que a homossexualidade ainda é proibida pela lei em pelo menos 70 países e continua vista por muitos outros como um desvio, pretexto para a discriminação e a perseguição.


Jornal de Notícias


NOTA IMPORTANTE: ao contrário do que está indicado nesta notícia o Porto Pride 2001 terá lugar no início da semana GLBT do Porto. Mais informações: Porto Pride 2001.
Site realizado por PortugalGay.PT. email: info@portugalpride.org.
©2001-2024 PortugalGay.PT.

Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal