Índice :: Imprensa :: Forças Armadas ferem Orgulho Gay |
Forças Armadas ferem Orgulho Gay
Exposição sobre homossexualidade suspensa
Ivete Carneiro
"Olhares (d)a homossexualidade" era a exposição com que a comunidade homossexual queria mostrar que é feita de gente como toda a gente. Mas os donos do espaço cultural (Quartel do Bom Pastor, Arca d'Água, Porto) não gostaram de olhar a homossexualidade. E mandaram fechar a mostra, em plena Semana do Orgulho Gay. Os donos são as Forças Armadas e ameaçaram o concessionário do espaço _ a associação cultural Aicart _ com o fim do protocolo que cede as instalações.
Contactado pelo JN, Mário Firmino, da Associação Nós, que organiza a Semana do Orgulho no Porto, disse ter sido contactado pela Aicart para terminar a exposição ontem mesmo. Isto quando ela devia estar patente até domingo à noite.
A visita do general
"Um general das Forças Armadas foi ao Quartel e, depois de ver a mostra, disse que não era possível aquela exposição estar ali", contou Mário Firmino [...]
Projecto prévio
"A Aicart teve que tirar a exposição porque a Associação Nós não cumpriu com tudo o que ficou estipulado. Falou connosco há quatro meses, mas nunca apresentou um projecto prévio e só apareceu três dias antes de começar a exposição para montá-la", adiantou esse responsável ao JN.
Disse ainda que todos os projectos culturais que passam pelo Quartel têm que obter aprovação das Forças Armadas e que, como este não a tinha, teve que ser suspenso. Mas não conseguiu explicar ao JN porque é que deixou abrir a exposição sem a tal aprovação, para fechá-la quatro dias depois. E desmente a Nós, garantindo que não houve qualquer problema com general nenhum.
Site realizado por PortugalGay.PT. email: info@portugalpride.org. ©2001-2024 PortugalGay.PT. |