PortugalPride.org In EnglishIn EnglishEn EspañolEn Español
 Índice :: Imprensa :: Campanha anti-discriminação da UE acompanha Marcha Gay

Campanha anti-discriminação da UE acompanha Marcha Gay

29-06-2004 12:06
Diário dos Açores
Nacional

A campanha anti-discriminação “Pela Diversidade. Contra a Discriminação” promovida pela União Europeia, esteve presente na Marcha do Orgulho LBGT (Lésbico, Gay, Bissexual e Transgénero) que decorreu domingo na Avenida da Liberdade em Lisboa.

A Campanha desfilou na marcha, personificada por “crash test dummies” distribuídos pelas diferentes alas com o objectivo de levar à comunidade informação sobre as novas directivas da UE que proíbem a discriminação em razão da raça ou origem étnica, religião ou crença, idade, deficiência e orientação sexual. A campanha “Pela Diversidade. Contra a Discriminação” esteve igualmente presente com um stand informativo, no Arraial Pride, que decorreu à noite, no Parque do Calhau em Lisboa.

A participação da campanha “Pela Diversidade. Contra a Discriminação” nestas actividades que decorrem no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Orgulho Lésbico, Gay, Bissexual e Transgénero (LGBT) em Portugal, faz parte de um programa de acção informativo da UE, que foi lançado a 16 de Junho de 2003 pela Comissária Europeia Anna Diamantopoulou e que este ano incide na discriminação no trabalho.

O folheto informativo da campanha apresenta a discriminação no local de trabalho levada ao extremo, mostrando um ambiente de trabalho onde manequins semelhantes aos utilizados nos testes de colisão “crash test dummies” se atarefam em trabalhos rotineiros de escritório. Todos idênticos e sem quaisquer traços distintivos, com a legenda “As nossas diferenças fazem a diferença”

A campanha anti-discriminação recebeu prioridade máxima após a publicação de um estudo do Eurobarómetro em 2003 que veio mostrar que apesar da maioria dos entrevistados ser contrária à discriminação, estes mostram-se pessimistas relativamente à opinião dos seus co-cidadãos europeus, e se confrontados com a discriminação, apenas uma minoria está consciente dos seus direitos.

A campanha compreende medidas pan-europeias e nacionais desenvolvidas em estreita colaboração com parceiros dos Estados-Membros envolvidos no combate à discriminação (autoridades nacionais, parceiros sociais e ONGs).

As medidas nacionais são delineadas por grupos de trabalho nacionais de forma a garantir que o seu design e conteúdo vão ao encontro das necessidades específicas de cada país e que as pessoas que representam os interesses dos grupos alvos participam activamente no desenvolvimento da campanha.

http://da.online.pt/news.php?id=70370

Site realizado por PortugalGay.PT. email: info@portugalpride.org.
©2001-2024 PortugalGay.PT.

Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal