PortugalPride.org In EnglishIn EnglishEn EspañolEn Español
 Índice :: Imprensa :: Câmara de Lisboa contra Orgulho "Gay" na Avenida da Liberdade

Câmara de Lisboa contra Orgulho "Gay" na Avenida da Liberdade

18-06-2004 17:40
Público Última Hora

Autarquia prefere a realização do evento noutra zona da cidade

A Câmara de Lisboa deu parecer negativo à realização da marcha de Orgulho "Gay", no dia 26, na Avenida da Liberdade, sustentando que prefere a realização do evento noutras zonas da cidade.

"Há uma orientação geral da Câmara de Lisboa para que na Avenida da Liberdade só se realizem manifestações em datas muito especiais, como o 25 de Abril, ou então provas" desportivas, afirmou o presidente da Câmara de Lisboa, Pedro Santana Lopes.O autarca diz já ter transmitido o parecer negativo da autarquia ao Governo Civil de Lisboa, entidade que autoriza a realização de manifestações e desfiles na cidade.

"Eu prefiro que seja noutras zonas, porque senão a Avenida da Liberdade passava a vida a estar fechada. Também prefiro que não se utilize o Terreiro do Paço", afirmou o autarca, negando existir qualquer preconceito da parte do município: "Eu digo a estas organizações o mesmo que digo a outras que queiram utilizar a Avenida da Liberdade para desfiles".

Santana Lopes recordou que os organizadores das comemorações do Dia de Orgulho "Gay", que se assinala em todo o mundo a 28 de Junho, "têm solicitado o direito a realizarem iniciativas noutras zonas da cidade, como em Monsanto, a que a Câmara tem dado parecer favorável e tem viabilizado".

A marcha agendada para dia 26 vai desfilar sobre o lema "Pela Diversidade, contra a Discriminação", esperando-se mais de dois mil participantes na iniciativa. À noite, realiza-se a oitava edição do Arraial Pride, no Parque do Calhau, em Monsanto, no qual deverão participar cerca de dez mil pessoas, tendo colaborado na organização o município lisboeta e a Associação de Turismo de Lisboa.

http://ultimahora.publico.pt/shownews.asp?id=1196962

Site realizado por PortugalGay.PT. email: info@portugalpride.org.
©2001-2024 PortugalGay.PT.

Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal