Índice :: Imprensa :: TSF |
Líder de Gaia quer expulsar Miguel Barbosa
Isabel Rodrigues Monteiro (com Lusa)
19:57 31 de Maio 02
O candidato da Juventude Popular derrotado nas eleições de quarta-feira passada, para a concelhia do Porto, quer expulsar o candidato vencedor. Em causa estão as polémicas declarações feitas por Miguel Barbosa a propósito da homossexualidade.
O caso começou com as declarações feitas pelo novo presidente da distrital do Porto da Juventude Popular (JP) na noite em que foi eleito. Miguel Barbosa afirmou, a propósito da semana gay que começa dia 14 no Porto, que não é com «desfiles ordinários» que se consegue seja o que for acrescentando que a «homossexualidade é uma doença que não é normal».
Sérgio Vasconcelos, o candidato derrotado nas eleições da distrital e actual presidente da concelhia de Gaia, afirma que estas declarações são de extrema-direita. «Depois de ter falado em nome da Juventude Popular e depois de ter tido uma posição que, quanto a mim, é de extrema-direita, a direcção nacional da JP tem que tomar uma posição».
O presidente da Juventude Popular de Gaia considera que sendo Miguel Barbosa vice-presidente da JP a nível nacional é urgente que a direcção da juventude se pronuncie e que Miguel Barbosa «seja expulso».
Opus Gay critica «declarações homofóbicas»
A associação Opus Gay, num comunicado a que a TSF teve acesso, classifica as declarações de Miguel Barbosa como «homofóbicas, ignorantes e anticonstitucionais». A associação afirma que o líder da Juventude Popular do porto demonstra desconhecer «a evolução das ciências psiquiátricas relativamente à questão da homossexualidade e o direito à Liberdade de Manifestação consignada Constitucionalmente».
A Opus Gay informa Miguel Barbosa que a «American Psychiatric Association (APA) retirou a homossexualidade do seu "Manual de Diagnóstico e Estatística de Distúrbios Mentais" (DSM) desde 1973, depois de rever estudos e provas que revelavam que a homossexualidade não se enquadra nos critérios das doenças mentais».
Site realizado por PortugalGay.PT. email: info@portugalpride.org. ©2001-2025 PortugalGay.PT. |