PortugalPride.org In EnglishIn EnglishEn EspañolEn Español
 Índice :: Imprensa :: Confirmada Posição da Sonae sobre Festa Gay

Metropolitano
Quinta-feira 28 de Junho de 2001

CONFIRMADA POSIÇAO DA SONAE SOBRE FESTA GAY Entre abortos e touros de morte

PAULA JOYCE

As justificações apresentadas pelo grupo Sonae para não autorizar a festa Gay Pride Porto no Clérigos Shopping são uma capa curta para esconder a discriminação, segun- do explicou ontem Miguel Rodrigues Pereira, um dos elementos do Porto Pride, em conferência de Imprensa. 0 evento continua marcado para o dia 7, mas agora será no Cais do Gás, perto do Fluvial. "Para o Grupo Sonae somos uma causa polémica, situada algures entre os abortos e os touros de morte, o que nos parece de muito mau gosto" acrescentou Miguel Rodrigues Pereira.

A conferência de imprensa, convocada para o Café da Praça, ontem, esteve a pontos de se realizar num passeio, dado que os seguranças tinham ordens para não permitir qualquer recolha de imagem ou de som no local. Como a luz não era suficiente dentro do Café da Praça, os elementos do Porto Pride estavam já a escolher o melhor passeio quando chegou a autorização para o evento. Curiosamente, na altura em que os órgãos de comunicação social contactavam a Sonae para obter explicações sobre aquela interdição.

A história está, conforme foi explicado, cheia de episódios pouco dignos para uma sociedade que se pretende civilizada. 0 PortugalGay enviou uma carta à Sonae solicitando autorização para o uso do espaço, tal como o fez para a Câmara do Porto, Respostas, nenhumas, Sendo o shopping um local com poucas lojas abertas e cuja frequência é maioritariamente gay, Míguel Rodrigues Pereira fez uma carta, em nome da Abraço, organização a que também pertence, insistindo no pedido. Então, a resposta veio.

Sonae equidistante

Referindo que a gestão do espaço, da qual a Soane é concessionária, prentende abranger um número alargado e diverso de clientes "este objectivo tem como base uma opinião que vise não colidir com a opinião de todos quantos nos visitam diariamente" pelo que o pedido era negado, conforme documento escrito.

Contactado, o grupo Sonae a resposta veio por comunicado, já no dia da conferência de imprensa." É política da Sonae manter-se equidistante perante acções ou movimentos que de algum modo possam gerar antagonismos na sociedade portuguesa, razão pela qual foi já recusada a colaboração e a cedência de instalações a diversas iniciativas de que são exemplos concretos as campanhas em tomo das questões do aborto ou touros de morte", lia-se no comunicado.

A Cãmara do Porto, que apoia a semana cultural do orgulho que precede a festa gay, não deu resposta nenhuma sobre o Porto Pride. A Sociedade Porto 2001 enviou o assunto de mão em mão, sem assumir que não queria participar. Miguel Rodrigues Pereira anunciou ainda que está em preparação um abaixo-assinado de figuras públicas "acima de qualquer suspeita" mas que irão manifestar-se contra a atitude discriminatória do Grupo Sonae.


Jornal O Comércio do Porto

Site realizado por PortugalGay.PT. email: info@portugalpride.org.
©2001-2024 PortugalGay.PT.

Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal