Não Diga que Não Vê

[transdicionário]


TRANSEXUAIS:

>Prefemissexual transexual que está a atravessar as barreiras de género de masculino para feminino, mas não se submeteu ainda a cirurgia genital.

>Femissexual (ver nota) transexual que atravessa as barreiras de género de masculino para feminino, tendo completado a cirurgia genital.

>Premascussexual transexual que está a atravessar as barreiras de género de feminino para masculino, mas não se submeteu ainda a cirurgia genital.

>Mascussexual (ver nota) transexual que atravessou as barreiras de género de feminino para masculino, tendo feito a cirurgia genital.

>Complissexual [mascussexual ou femissexual] quem passou pela experiência transexual, vivendo agora no seu papel de género desejado, tendo feito a cirurgia genital.

>Trans-homens/Transmulheres/Transpessoas termos comuns que têm sido utilizados para descrever aqueles que vivem além da barreira bipolar de género, do seu sexo biológico original.

Nota:
mascussexual/femissexual primários
Quem sabe desde tenra idade que é do género oposto ao corpo que tem. Estes indivíduos descobriram ser impossível viver como o seu sexo biológico e começaram a viver como membros do seu género acreditado desde a sua adolescência.
mascussexual/femissexual secundários
Quem descobre tarde na vida que é transexual. Estas pessoas podem ter consciência que sabiam que não pertenciam ao género que aparentemente eram desde tenra idade, mas lutaram contra o assunto, muitas vezes casando-se e tendo filhos. Por outras palavras, estes indivíduos arranjaram forma de viver e sobreviver, apesar de não necessariamente felizes, como membros do seu sexo biológico.


Versão On-Line de el gê bê tê 2004 por PortugalGay.PT
http://portugalpride.org/elgebete/2004/txt09.asp