PortugalPride.org In EnglishIn EnglishEn EspañolEn Español
 Índice :: Eventos do Orgulho Gay, Lésbico, Bissexual e Transgender - Coimbra 2004

2 a 5 Novembro, Coimbra, Portugal
o(s) amor(es) que não ousa(m) dizer o nome
jornadas de sociabilidades (homos)sexuais




jornadas de sociabilidades (homos)sexuais
 
terça, 2 - 18:00
homossexualidade em espaço rural - conhecer para agir
Galeria Bar Santa Clara
em parceria com PortugalGay.PT
Apresentação de uma exposição fotográfica com composição gráfica de Paulo F. Silva (fotografias de Mário Dinis e Sandro Miguel de Oliveira) e documental (realizada a partir de dados recolhidos no inquérito) em que os parceiros pretendem dar a conhecer algumas questões sobre homossexualidade em espaço rural.
Este projecto – nascido de uma parceria entre a não te prives e o portal PortugalGay.PT - pretende conhecer as condições de sociabilidade da população LGBT (lésbica, gay, bisseuxal e transgénero) portuguesa que vive em espaços rurais, ou em pequenas cidades, em particular em áreas desfavorecidas. Sabemos, por muitos estudos realizados em outros países, da existência de uma maior prevalência e intensidade de "homofobia" e "heterossexismo" nas comunidades rurais.
Neste sentido estas duas organizações avançaram, no passado mês de Junho, com o lançamento de um inquérito, do qual daremos nesta exposição a conhecer alguns dados iniciais, que pretende visibilizar e discutir as condições de sociabilidade dos/das homossexuais portugueses.

Exposição aberta ao público até 30 de Novembro

Para responder ao inquérito clique aqui.

quarta, 3 - 21:00
ousar dizer o nome - homossexualidade na cultura portuguesa
Casa Municipal da Cultura
Como tem sido encarada a questão homossexual na cultura portuguesa? Qual a visibilidade do fenómeno homossexual na cultura portuguesa? Será a cultura portuguesa homófoba? Haverá produtos culturais LGBT?
De um modo provocatório iremos neste debate, realçar algumas destas questões com um painel de convidados, demonstrando a qualidade da produção cultural portuguesa, e o real poder emancipatório que as diferentes manifestações artísticas podem ter...
Convidados:
- Eduardo Pitta (literatura)
- Representante da Associação Janela Indiscreta (cinema)
- Gil Cunha (música)
- Paulo Jorge Vieira (um percurso pelas masculinidades na cultura televisiva)
quinta, 4 - 21:00
QueerCiência - a visibilidade homossexual nas ciências sociais
Galeria Bar Santa Clara
O objectivo é proporcionar um 1º encontro de cientistas sociais portugueses/as que trabalham sobre (homos)sexualidades, de molde a promover aquilo que poderá ser a emergente arena dos estudos gay, lésbicos e queer em Portugal. Neste encontro serão discutidos temas como as questões da produção científica em Portugal, o financiamento de projectos de investigação, a investigação acção como projectos emancipatório, etc.
Aberto a todos, este debate/tertúlia contará com investigadores das universidades do Minho, Porto, Coimbra, Nova de Lisboa e ISCTE.
sexta, 5 - 18:00
visibilidade virtual e blogayesfera
Casa Municipal da Cultura
em parceria com ILGA Portugal e rede ex aequo
Este encontro, na sua segunda edição, terá como eixo central da discussão, aberta a todos e todas, o tema "As informações que queremos", em que pretendemos discutir criativamente e criticamente o modo como os blogs LGBT e outras formas de visibilidade virtual, por exemplo o Fórum da rede ex aequo, se enquadram como fontes de circulação de informação, muitas vezes afastada dos canais clássicos da comunicação social, ou para os quais a mesma dá pouca atenção.
sexta, 5 - 23:00
eros e poesis
Escadas Quebra Costas
em parceria com Oficina da Poesia    apoio Quebra Costas
O discurso poético tem sido um dos veículos mais frequentes na cultura ocidental para o erotismo. Neste evento, que terá lugar num dos locais emblemáticos da noite de Coimbra, a Oficina de Poesia apresentará um conjunto de textos eróticos e homoeróticos escritos para este evento. Serão ainda lidos outros textos de poetas portugueses e de outros países, que optaram na sua produção poética pelo erotismo e muitas vezes por referências explícitas à homossexualidade.


Organização:
Apoios:
IPJRUC

Mais informações:
naoteprives@yahoo.com
Site realizado por PortugalGay.PT. email: info@portugalpride.org.
©2001-2017 PortugalGay.PT.

Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Casamento Civil para Todas as Famílias | Queer Lisboa | Jovem Gay | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal